Tags

, , ,


Nas versões anteriores ao HTML 5, um elemento ou atributo considerado depreciado (deprecated) significava que aquele elemento ou atributo havia sido removido da especificação daquela versão do HTML ou XHTML. Resumidamente, isso significava: não use esse elemento ou atributo, pois os navegadores/dispositivos/agentes do usuário não darão suporte a este elemento, usando esse doctype. Ok, pode ser que os browsers continuassem a dar suporte, mas em suma, se você usasse e desse algum problema, a culpa era sua e somente sua, afinal de contas, você foi avisado!😉

No entanto, no HTML 5 não há elementos depreciados, mas sim, elementos obsoletos. E então você deve estar se perguntando, qual a diferença entre obsoleto e depreciado.

Um dos objetivos do HTML 5, é a retrocompatbilidade com versões anteriores do HTML ou XHTML. E essa questão toda do depreciado e do obsoleto pode causar uma certa confusão, pois no mesmo momento que a especificação do HTML5 diz aos desenvolvedores para não usarem elementos e atributos obsoletos, essa mesma especificação diz ao (fabricante de) browser como renderizar/tratar estes elementos obsoletos.

Sendo assim, para nós desenvolvedores, o que vale é seguir a orientação para não usar elementos obsoletos e irmos em frente, ou seja, utilizando o que há e haverá de novo no HTML 5.

No entanto, se você já tem uma aplicação antiga, quando você informar na raiz do documento que ele é um documento HTML 5, é como se você estivesse dizendo ao browser algo como: “Olha, eu estou usando HTML 5, no entanto, tem alguns elementos obsoletos no meu código, então por favor, renderize eles também igual você ja fazia antigamente, ok?“.

Elementos como frame, frameset, noframe, acronym são considerados pelo HTML como obsoletos. Para o elemento acronym, simplesmente use e continue usando apenas o elemento abbr.

Para conferir a lista completa de elementos obsoletos no HTML 5, veja a documentação do W3C neste link http://www.w3.org/TR/html5/obsolete.html. Nesta lista consta os elementos obsoletos e quais os elementos que você deve usar no lugar deles.