Tags

, ,


Até que enfim algo com relevância no Vale do Paraíba – o Social Media Vale do Paraíba 2009.

Este evento é de extrema importância para a nossa região, seja no sentido econômico, acadêmico ou simplesmente para abrir a cabeça das pessoas.

Por tráz de cada ferramenta das mídias sociais como Orkut, Twitter, Facebook, Digg, BlogBlogs, estão grandes aplicações da computação e envolvem uma grande quantidade de pessoas para deixar tudo isso funcionando. Programadores, Designers de Interfaces, Arquitetos de Informação, Analistas de Sistemas, Administradores de Banco de Dados, Administradores de Servidores, etc etc etc …

Foi-se o tempo onde apenas ter o site da empresa falando o que ela faz ou vende bastava. Foi-se o tempo onde disponibilizar um formulário de contato como canal de comunicação com os clientes era interessante.

Hoje, ninguém mais corre atráz da informação. A informação vem até você. As famigeradas newsletter estão aos poucos morrendo. Lemos nossas noticias hoje através de RSS, links via Twitter – e que são recomendados por pessoas em que você confia, logo, maior e a probabilidade de que eu clique naquele link.

O tempo em que tinhamos que ir atrás da informação e simplesmente ler o que lá estava disponível acabou e faz tempo. Hoje eu leio e comento. Se gostei ou não, se concordo ou não. Hoje o foco está na interação.

Grandes empresas tem equipes que ficam vasculhando na internet o dia todo, procurando saber o que pessoas como eu e você estão falando delas, seja bem ou mal.

Há algum tempo, publiquei um post sobre minha insatisfação com a Claro intitulado Claro e Motorola – Péssima Combinação. Advinhem o que aconteceu? Umas duas semanas após a publicação do post, alguém da claro entrou em contato comigo, tentando saber porque estava descontente. Me diga, quando foi que você reclamou para seu amigo, vizinho, colega de escola ou qualquer outra pessoa sobre um produto ou empresa e entraram em contato com você? Antes nós reclamavamos para uma só pessoa, hoje reclamamos para o mundo inteiro. E isso claro, tem impacto.

A Microsoft deu de presente edições especiais do novo Sistema Operacional – o Windows 7 para blogueiros importantes do Brasil como o Henrique Costa, o Carlos Cardoso e o Diego Eis. Se voc~e acredita que trabalha com Web ou Marketing e não conhece estes caras, então corra porque está atrasado no tempo. Lembre-se: Estamos na era da informação e um link postado por um amigo seu no Twitter há 40 minutos é “noticia velha” e estes caras ai estão na “web” faz tempo!

Tudo que aprendi até hoje sobre desenvolvimento web foi na própria web, ainda que eu esteja numa excelente faculdade e num excelente curso.

As ferramentas de mídias sociais hoje tem tanta importância quanto o rádio teve na sua era de glória.

Quem diria que alguém iria criar um sistema, disponibilizá-lo na web para as pessoas usarem gratuitamente e que centenas de outras pessoas iriam desenvolver outras ferramentas para integrar-se com elas.

Só para se ter uma idéia, com o advento do Twitter, apenas para o WordPress foram desenvolvidos mais de 300 outros softwares (plugins). 300 novas aplicações apenas para integrar o Twitter e o Wordress – a plataforma de gerenciamento de blogs mais fantátisca e usada no mundo.

Este post mesmo, assim que eu clicar no botão “Plublicar”, um destes aplicativos que integra o WordPress ao Twiiter, vai pegar o título deste post mais o link para ele e vai dar um update no meu Twitter. Me diz se isso não é fantástico. Em segundos eu publico o post – e que vai ficar disponível aqui para o mundo inteiro e ainda vai avisar automaticamente todos os meus seguidores no Twitter que publiquei um novo post.

Hoje, o Willian Bonner nem escolhe mais que gravata vai usar no Jornal Nacional. Ele simplesmente faz uma enquete usando seu perfil no Twitter. Dúvida? Veja este link então http://twitter.com/realwbonner/status/5051839675

Post no Twitter do Willian Bonner pedindo para os seguidores escolherem a gravata que ele usará no Jornal Nacional

Post no Twitter do Willian Bonner pedindo para os seguidores escolherem a gravata que ele usará no Jornal Nacional

Além disso, temos hoje os blogs corporativos. Ah, se você ainda pensa que blog é aquela coisa do começo do ano 2000, que era um local na web onde você contava o seu dia a dia de maneira “banal”, esquece! Só para se ter uma idéia, cerca de 30 mil empresas possuem os seus blogs corporativos. Realmente essa coisa de blog não é mais “coisa de criança”!

As mídias socias fundiram de vez a computação, a psicologia, a antropologia e o marketing. Tudo está conectado e tudo isso é meio e não fim.

Portanto, estava passando da hora de termos um evento com este foco aqui na nossa região, que é tão dotada de tecnologia e ao mesmo tão “ignorante” acerca do assunto.

Grandes profissionais do ramo estarão presentes no evento. Um exemplo destes profissionais é o Michel Lent Schwartzman. Não sabe quem é ele? Então está na hora de conhecê-lo. Pesquise no Google sobre ele e participe do evento, aí você vai entender.