Tags

, , , , , , , , ,


A ferramenta ASES – Avaliador e Simulador de Acessibilidade de sítios permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.

O principal objetivo da disponibilização do ASES é fornecer instrumentos que viabilizem a adoção da acessibilidade pelos órgãos do governo e, também, pela sociedade.

A solução é resultado da parceria entre o Departamento de Governo Eletrônico e a OSCIP Acessibilidade Brasil [http://www.acessobrasil.org.br/] e tem sua distribuição livre garantida pelo uso da licença GPL, na versão 2.0 em português.

De acordo com Corinto Meffe, coordenador do Portal, trata-se da 20ª solução livre disponibilizada para sociedade e a primeira liberada pelo Ministério do Planejamento.

O lançamento foi realizado ontem em Brasília e contou com a presença do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna e do diretor do Departamento de Governo Eletrônico, João Batista Ferri.

O diretor fez uma breve descrição da ferramenta, dando destaque para as seguintes funcionalidades:

  • Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
  • Avaliador de CSS; Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
  • Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
  • Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

Para acessar o ASES deve ser realizado o cadastramento no Portal do Software Público Brasileiro.

Os participantes do Portal SPB podem entrar diretamente no endereço:

http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=8265263