Tags

, , , , , , , , ,


No site do MSDN, tem um artigo anunciando as Novidades do Internet Explorer 8 que ainda será lançado, diga-se de passagem.

Bem nem podemos chamar isso de novidades, mas enfim vamos lá, vou listar algumas coisas que eles citam como novidades, e você vai entender:

Destaque da URL

Isto é super importante e tem como finalidade dar um destaque exatamente no endereço que você está navegando, não no HTTP ou no .com, .net, .com.br, etc. Isto visa a segurança pois quando você navega em sites cuja URL é extensa, praticamente ninguém fica preocupado se está ou não no site correto ou é uma cópia para um hacker aprontar.

Resposta: Isso o Firefox já faz.

Auto sugestão na URL

Quantas vezes precisamos digitar uma URL e nem lembramos onde foi mesmo? Qual era o endereço? Você anotou num papel, num bloco de notas, afinal, onde foi que guardei tal endereço? Respostas para estas perguntas se encontram aqui. Quando você começar a digitar um endereço o IE8 já abre uma lista com sugestões que você já navegou um dia. Além disso, são mostradas URL existentes no histórico e nos favoritos. Isto facilita e muito não ter que ficar anotando endereços para futuras visitas.

Resposta: Isso o Firefox já faz.

Grupo de TABs

Se você já é usuário do Internet Explorer 6 já deve ter usufruído do excelente recurso de TABs na mesma página, afinal não faz muito sentido ficar abrindo um navegador para cada URL. No IE8 as TABs foram aprimoradas com a finalidade de criar um grupo de TABs, ou seja, quando você clica num link para abri-lo em outra TAB, a cor de fundo do título da TAB ficará em destaque indicando que há um relacionamento com a anterior. No entanto, se você quiser desfazer este vínculo, basta clicar com o botão direito na TAB e selecionar Ungroup This Tab.

Resposta: Isso o Firefox já faz.

Abrir a última sessão

Quantas vezes você não fechou o browser sem querer ou ocorreu um erro e o mesmo foi fechado? Para ajudar o usuário nestas situações existe o Reopen Last Browsing Session, o qual abrirá o browser exatamente no ponto em que estava antes de fechar.

Resposta: Isso o Firefox já faz. Além do mais, o Firefox quando você encerra o navegador, ele ja te sugere se você quer salvar as URL´s que estão abertas ou não.

Mecanismo de busca/sugestões

O IE8 tem um mecanismo de busca baseado em providers. Abra o IE8 e no lado direito superior tem um textbox para que você digite o texto a ser pesquisado. Por exemplo, se o provider for o google, quando você digitar um texto o mesmo já será pesquisado e é exibida uma lista de sugestões, além de pesquisar no histórico.

Ao lado direito da ‘lupa”, tem uma seta para baixo para que você selecione outro provider.

Resposta: Isso o Firefox já faz.

Existe a opção de Find More Providers o qual abre a janela Manage Add-Ons, onde é possível pesquisar outros, adicionar, verificar o status, definir a ordem de exibição e ativar ou não as sugestões.

Precisa responder?

Em relação à configuração do browser, vale ressaltar que na Guia/Tab General tem as configurações dos Tabs.

Ah tá, Firefox já faz isso desde quando implantou a navegação em abas/tabs.


Em Programs tem o Manage add-ons para gerenciar os Aceleradores, Providers de pesquisa, etc.

Ok, e ninguem nunca ouvir falar nas milhares de extensões e plugins para o Firefox, desenvolvidos pela comunidade que fazem exatamente isso há muito tempo. Grande novidade.

O AutoComplete permite definir algumas configurações para endereços, formulários e login.

Ok, nem vou responder essa. Bem, não me contento: Firefox já faz isso há muito tempo.

Web Slices

Web Slices são novidades no IE8 onde permite ter informações atualizadas de blocos de páginas da WEB, e não de uma página completa, e sim blocos ou partes de uma página. Quando você assinar uma Web Slice a mesma ficará disponível na barra de favoritos, é como um atalho. Qualquer site pode ter uma Web Slice, basta seguir alguns requisitos técnicos das classes para implementar. Web Slices são usadas em sites onde você precisa ter a informação atualizada na barra de favoritos, por exemplo, o resultado de um leilão, dados da bolsa de valores, pesquisas instantâneas, canal do tempo, etc.

Tudo bem, concordo, isto de certa forma até que é uma novidade. Mas não deixa de ser nada mais que um Microformats com outro nome.

Ferramenta para o desenvolvedor

O IE8 contém uma excelente ferramenta de desenvolvimento o qual permite ao usuário avançado vasculhar diversas informações do HTML, CSS, Script, Profiler, além de ter um debug. Assim, você não precisará de nenhuma outra ferramenta externa para verificar estas informações. O melhor de tudo é que roda em qualquer máquina que tenha o IE8.  Pressione F12 para abrir a ferramenta e se divirta.

Ok, ninguém nunca ouvir falar da Web Developer. Mas uma coisa eu concordo, a ferramenta anunciada acima, mostra os box do layout, mas isso só ajuda de eles oferecerem um bom suporte a CSS 2.0 pelo menos, além de terem corrigido obviamente o bug do Box Model.

Conclusão

Use os recursos do Internet Explorer 8 trás para facilitar a vida dos usuários, agregar valor as aplicações e oferecer soluções ao mercado através de Web Slices e Aceleradores.

Minha Conclusão

Creio que tudo isso só aconteceu pois a Molly Holzschlag faz parte do IE 8 Team.

Se já usa, continue com o Firefox, se ainda não usa, use!