Tags

, , ,


Hoje estava no site de vídeos da Globo.Com e ví algo que me incomodou muito.

Quando estou em sites de vídeos, por exemplo, costumo abrir os vídeos que quero assistir numa nova aba do navegador e manter a página inicial aberta.

Voltei a página inicial e comecei a assistir outro vídeo, quando de repente ouvi um outro som misturado com o som do vídeo que estava assistindo.

Percebi que tinha deixado a aba aberta do primeiro vídeo que assisti, e o que aconteceu:

Após o término do vídeo (aquele que eu estava assistindo), ele fica um tempinho parado numa tela azul, como se tivesse de fato acabado o vídeo e o player fica desabilitado. Em seguida, começa a rodar uma propaganda da Globo, dentro do mesmo vídeo.

A princípio pensei: Puxa vida, boa jogada. Mas um segundo depois pensei: Boa jogada nada, horrível, estava eu assistindo o vídeo tranqüilo quando começa o outro por cima do vídeo atual, sobrepondo o audio.

Ai beleza, fui la eu tentar dar um pause no tocador do vídeo, e quem disse que os botões estavam habilitados?

Bem, fui obrigado a esperar rolar a propaganda até o fim para poder assistir o atual vídeo, ou poderia fechar a aba.

Mas aí pensei: Bem, posso deixar rolando o vídeo e diminuir o volume do player, que ai o audio não vai me atrapalhar😉.

Bem, eu resolvi o problema, mas será que o usuário comum resolveria da mesma maneira que eu resolvi?

Bem, de certa maneira não chega a ser um problema, bastaria fechar a aba ou janela do navegador. Mas isso não vem ao caso, pois eu não pedi para assistir àquele conteúdo.

Portanto, a “técnica” empregada é abusiva. Se eu quisesse ver aquele vídeo, eu teria clicado sobre ele para assistir.

Quem quiser testar a “genealidade”, pode conferir neste link.