Sempre precisamos criar screenshots das telas do site por qualquer motivo, seja para colocar em apresentações em Power Point, para mostrar aos clientes uma prévia, etc.

O Screengrab! é uma extensão para Firefox que captura imagens da tela facilmente, permitindo você salvar a tela inteira (Complete Page/Frame …), salvar somente a área visível do site (Visible portiom …) ou ainda, você pode selecionar apenas uma parte que deseja salvar (Selection).

Uma das Grandes Vantagens é que, por exemplo, quando você precisa salvar toda a tela do site e o site tem uma barra de rolagem muito grande, selecionando a opção Complete Page/Frame … ele salva a tela inteira pra você num click só, você não precisa ficar montando, juntando as partes da tela.

Depois de instalada a extensão, você pode configurar se quer que ela salve as imagens no formato .jpg ou .png.

Para isto, basta no Firefox ir em Ferramentas / Complementos / Screengrab / Opções.

O ícone do Screengrab! fica na barra inferior do Firefox do lado direito. Basta clicar no ícone que ele já mostra as opções. Veja a imagem abaixo (o ícone amarelo):

Incone do Screengrab!

Eu testei salvar as imagens em .jpg e a qualidade ficou muito ruim, portanto, recomendo que salve as imagens no formato .png.

Mas atenção, é preciso ter o Java instalado na maquina para que ele funcione corretamente.

Vale a pena instalar.