O Bruno Torres escreveu um artigo muito interessante sobre se devemos colocar os Formulário de Comentário antes ou depois dos comentários.

Ai vi que no site do Henrique Costa Pereira – o Revolução.Etc, que ele trocou o sistema de Captcha, que anteriormente era feito com imagens e agora e feito de outra forma, textual, e sendo assim, pode ser interpretado pelos leitores de tela, ao contrário de imagens.

No Captcha Textual, aparecem questões como:

Quanto é 2+2?

Ao mesmo tempo, assisti um vídeo mais que interessante feito pelo pessoal do Acesso Digital sobre questões de Acessibilidade no uso de Captcha através de imagens.

Também li um Texto do W3C, traduzido pelo Maurício Samy Silva muito interessante sobre “Inacessibilidade de CAPTCHA“.

Lendo o artigo, e inspirado pelo raciocínio do Bruno, e pelo conteúdo de todas as coisas que citei acima, comecei a pensar:

Será que não seria interessante também colocar o Sistema de Captcha no topo dos formulários de Contato e de Comentários?

Seguindo o raciocínio do Bruno, pensei que seria extremamente desgastante para usuários que possuem alguma dificuldade de navegação, ter que rolar a página até o final, pulando os comentários, em seguida preencher todos os campos de formulários, clicar no botão de enviar e só então perceber que após o botão de enviar há um campo de Captcha para ser preenchido, para que só então o conteúdo do formulário possa ser enviado ou postado.

Acredito que colocar os campos de validação por Captcha antes dos campos do formulário, seria algo que ajudaria muito, principalmente as pessoas que possuem alguma ou total deficiência visual.

E você, onde coloca seu Captcha?