Sempre que visito sites como o Americanas.Com, Submarino, Fnac etc, fico me perguntando porque eles usam imagens com texto para construirem os menus?

Esse método só trás desvantagens, por exemplo:

  • As imagens consomem maior número de banda
  • Para cada ítem do menu é utilizado uma imagem diferente
  • O tempo gasto para descarregar as imagens e muito longo
  • Imho – Deixa o ambiente poluído

Com um pouco de esforço e bom uso de CSS + XHTML, poderiam construir menus bonitos, leves, funcionais, e o melhor, o conteúdo dos itens do menu seriam perfeitamente indexados pelos buscadores, já que somente o background do menu seria feito com imagens e o texto dos itens do menu seria escrito em texto puro (plain text).

Aí, me lembro do menu do site do Henrique, o revolucao.etc.br e vejo como é bonito o menu do site dele, limpo, organizado e extremamente leve e funcional.

E o pior de tudo, como no caso do site da FNAC, quando você desabilita as imagens, ou, se por ventura, o download das imagens não acontecer, o menu do site simplesmente vai pro espaço e você não enxerga nada, porque não colocaram nem o alt nem o title para as imagens.

Pelo menos o site da Amaricanas.Com e do Submarino tiveram o mínimo de cuidado de colocar o alt para as imagens. Portanto, quando você desabilita as imagens, você ainda tem o texto do alt para poder navegar pelo site.

Bem, espero que um dia eles refaçam os menus dos sites deles, para beneficio deles e do próprio usuário.

E você, como está construindo seus menus?