Bem, tudo o que sei sobre Desenvolvimento Web (que não é muita coisa), Padrões Web, CSS, Tableless e qualquer outro assunto relacionado a Desenvolvimento Web, aprendi na própria web, lendo de tudo o que encontro pela frente, lendo muito o site Tableless.com.br, o Revulção.Etc.Br, o Maujor.com e uma série de outros sites e artigos que vou garimpando por aí.

Mas enfim, o motivo pelo qual estou escrevendo este post, como o título sugere, é sobre a grade curricular de alguns cursos superiores (e alguns técnicos) que encontro por aí nos sites das faculdades e universidades que ministram tais cursos.

Quando se olha a grade curricular destes cursos, voce vê de tudo lá, menos o que realmente importa prá começo de conversa: Os Padrões Web.

Bem, na curiosidade ampliada, você resolve dar uma olhada no código fonte do site das faculdades e universidades que oferecem tais cursos, e o que você encontra é um monte de tables, td, tr etc.

Enfim, a história é mais ao menos assim: “Se a sua casa é suja, você quer que eu te contrate pra limpar a minha?”

Pois então, as coisas começam pelo começo, ou ao menos deveriam. E a primeira coisa a se ensinar (ao menos eu penso e acredito assim) num curso de Desenvolvimento Web, são os Padrões Web, Acessibilidade, Usabilidade, Arquitetura da Informação etc …

Portanto, fica difícil acreditar que o conteúdo de um curso assim seja realmente um bom investimento. Pois você vai querer pagar e perder um tempão pra aprender tudo errado e depois pagar de novo pra aprender o certo?

E eu fico ainda na curiosidade de saber algumas coisinhas a mais, como por exemplo:

Você encontra no site uma das disciplinas do curso e lá esta assim:

Programação Para Web.

Ok, beleza, mais o que exatamente é isso? PHP, ASP, JAVA, Ruby on Rails, Python ???

Banco de Dados.

Novamente me pergunto: MySQL, SQL, Oracle ???

E o laboratório de informática, como é? O Sistema Operacional das máquinas é Linux, Windows, MacOS, têm ambos?

Mandar email ou tentar falar com os Coordenadores do Curso é em vão, apesar que mesmo sabendo disso, eu já tentei fazer isso algumas vezes e como se diz lá em Minas, “eu perdi e pernada”.

Ir até as escolas na maioria das vezes também é tolice, já que la sempre encontramos alguém que no máximo, só sabe ler o que está escrito no folheto, ou então ela te manda “olhar no site”!

Portanto, estou no difícil dilema de escolher onde estudar, já que eu ralo pra caramba pra ganhar meu dinheiro, e ele não é lixo pra eu jogar fora.

E o que me deixa mais triste, decepcionado e as vezes até mesmo desiludido, e o fato de que se nas Faculdades e Universidades estão fazendo tudo errado, onde é então que estarão fazendo certo?

É como ver alguém estudar Medicina e não se tornar um Médico, ou se tornar um Médico que faz tudo errado. E ele não faz tudo errado por maldade. Ele faz tudo errado porque aprendeu tudo errado.

Portanto se quem ensina não sabe, então, quem sabe ??? rsrs

Portanto, vamos todos aderir a campanha da pergunta:

Na grade curricular do seu curso está inserido o tópico Web Standards / Padrões Web e afins?

Quem sabe assim, as Universidades e Faculdades despertem pro agora e vejam o quanto estão desatualizadas.

Um abraço a todos !!!