Bem, a noticia já é um pouco antiga, mas pouco divulgada.

Portanto, acredito ser importante dar a ela uma umaior divulgação para o bem de todos nós.

Fonte da Notícia: Terra Tecnologia

Microsoft fecha parceria com fabricante de fonte aberta ZendTerça, 31 de outubro de 2006, 16h27
Eric Auchard

Microsoft e a Zend, uma fornecedora-chave de ferramentas para a criação de software de fonte aberta que compete com os programas Microsoft Windows, anunciaram na terça-feira um acordo de parceria de longo prazo.
Bill Hilf, estrategista de tecnologia da Microsoft, anunciou que o acordo com a Zend, uma parceria plurianual que se desenvolverá em diversos estágios, garantirá que os programas PHP sejam compatíveis com versões passadas e futuras do software Microsoft para servidores de Web. O acordo cobre tanto o Windows Server 2003, que já está em uso, quanto a nova versão, conhecida pelo nome-código Longhorn.

A Zend Technologies é uma sociedade entre investidores israelenses e norte-americanos, formada para vender a PHP, a mais popular linguagem para os scripts que criadores de software empregam a fim de construir aplicativos de fonte aberta, os quais representam desafio cada vez mais sério ao domínio do mercado pelo Windows. A linguagem PHP é usada em alguns dos mais populares serviços de blogs do mundo, e para acionar a Wikipédia.

“O PHP sempre funcionou com o Windows. O problema é que nunca funcionou muito bem”, disse Andi Gutman, co-fundador e vice-presidente de tecnologia da Zend, em entrevista.

A linguagem PHP, desenvolvida 12 anos atrás, é usada em mais de 22 milhões sites da Web, e por mais de 15 mil empresas.

As melhorias técnicas que a Zend e a Microsoft podem promover para tornar mais fácil o uso do sistema PHP em computadores acionados pelo Windows estarão disponíveis para a base ativa de colaboradores no desenvolvimento da linguagem PHP, e poderão ser ainda mais aperfeiçoadas, a partir do primeiro trimestre de 2007.

Em lugar de promover uma mudança súbita de curso, a Microsoft está dialogando abertamente com a Zend, uma das principais promotoras do modelo de software de fonte aberta, e com milhões de programadores em PHP, dizem analistas.

“Isso serve para a Microsoft se manter competitiva, acima de tudo”, disse Stephen O”Grady, analista da Redmonk, uma empresa de análise de software.