Meu primeiro texto nem trata exatamente sobre Web Standards e afins, mas enfim, trata-se de usuários, e todos nós sabemos que sem usuários, não há porque ter internet concordam?

Enfim, este texto na verdade não é de minha autoria. Este texto é uma conversa real que ouvi dia desses no ônibus entre o Motorista e o Cobrador sobre A Microsoft e o Internet Explorer e o Linux com o Firefox. Neste texto você vai perceber também que, mesmo que da maneira ainda um tanto errada, as pessoas, inclusive aquelas mais humildes, estão tendo mais acesso a computadores e todos os benefícios que eles podem trazer. Mas enfim, no final, você perceberá que ainda há muito que ser feito neste nosso país. Portanto, vamos a transcrição da conversa, que por sinal, peguei pelo meio, com o “bonde andando” rs.

“E o seu computador, é XP?

É, o meu é XP… XP Pró. Tem que ser o XP Pró né, porque ele é bem melhor.

Ah é, isso é. O meu é XP Pró também.

O meu tinha vindo com um outro lá, axo que é Linux o nome dele.

Linux? Que é isso?

Ah, é igual ao XP, só que é Linux.

Ah, entendi… Ah mais XP é melhor.

Ah, o cara lá da loja me ofereceu se eu queria trocar, aí experimentei ele por uns dias, mas depois resolvi trocar pelo XP.

Ah é, mas por quê?

Ah, as coisas não funcionam nele. Tentei instalar uns negocio lá mais num funciona.

Ah é, aí e foda. O meu e XP. Funciona tudo nele.

Então, no meu tinha um programa la de acessar site, igual ao Internet Explorer sabe, mas num uso mais.

Cumé que chama esse programa?

Firefox.

Mais num usa mais por quê?

Ah, a maioria dos site que eu entro nele as coisa fica tudo bagunçado. Ele num mostra os site direito.

Ih… aí é foda …

Ah, então, ai voltei la na loja uma semana depois e o cara trocou tudo pra mim, Aí pus XP.

Rapaz pus Speedy lá em casa. Num compro mais DVD de jeito nenhum.

Comprei um gravador de DVD, tava baratinho… Cento e pouco… Agora achei um site lá que dá pra baixar o DVD inteirinho. Acho que já tenho uns trinta filme lá em casa. Eu baixo, apago do HD depois por que ele ocupa muito espaço.

E cê pegou filme bão?

Ah, só pego filme bão. Peguei uns DVD de show tamém.

Mas fica bão os filme gravado depois?

Quê? Fica perfeitinho… Igual da locadora!

Nossa, da hora heim?

Mas então rapaz, meu computador acho que ta com vírus.

Com vírus? Mas ce num tem AVG não?

Sabe que num sei. Tenho que olhar lá.

Ah, no meu eu tenho AVG. Atualizo ele direto. Tenho o AVG, o AVAST e o Norton. No meu não pega vírus de jeito nenhum!!!

Cê tem que por o AVG lá!”

Bem, como todos pudemos perceber, existe uma grande dificuldade das pessoas aceitarem outras plataformas e ferramenta a não ser aquelas criadas pela Microsoft. Seja por imposição de quem vende (direta ou indireta), seja por desconhecimento ou por qualquer outra razão.

Mas de qualquer forma, percebemos como as pessoas estão cada vez mais aprendendo mais coisas e não estão se limitando a escrever uma lista de compras ou uma receita de bolo no Word, ou desenhar a bandeira do Brasil no Paint. Elas estão indo além, com suas próprias pernas, o que eu acho que é bem bacana.

Mas enfim, esperamos que um dia todos ou ao menos a maioria da pessoas, tenham um conhecimento mínimo bastante sólido sobre o que é um Sistema Operacional e quais suas diferenças, o que é um browser e assim por diante.

Forte abraço a todos.